Se você conhece a Ficus lyrata, sabe que é uma planta que está em alta na decoração. Ela tem as folhas semelhantes a uma couve, e é uma das maiores árvores do mundo, plantada em vaso.

Com sua origem africana, é uma espécie que precisa ficar sob sol pleno ou a meia sombra.

Ou seja, não é indicado que fique no centro da sala, por exemplo, caso não seja um ambiente bem iluminado. Proporciona um grande efeito de composição, principalmente por suas plantas volumosas e grandes, que podem chegar a 38 centímetros de comprimento e 22 centímetros de largura.

É preciso ter uma terra enriquecida com matéria orgânica e uma boa drenagem. Para que a planta se mantenha saudável, lembrando sempre de realizar irrigações regulares, utilizando ferramentas para manter a jardinagem em dia.

E se você conhece a Ficus lyrata, sabe que o ar-condicionado pode ser inimigo, por isso, deve ser evitado, para que a planta não apresente folhas amareladas e sem vida.

Uma dica para saber se a sua Ficus lyrata está com a umidade ideal, coloque o dedo na superfície, se o dedo sair sujo, não regue. O solo superficial precisa estar bem seco para que a rega seja necessária.

Leia também: Como cultivar plantas: 6 cuidados na hora de comprar ferramentas

Cuidado com as pragas

Ficus lyrata é uma planta muito resistente com as pragas, porém pode sofrer, principalmente com os pulgões. Caso você encontre esses bichos, é preciso fazer uma solução com água de sabão de coco e passe nas folhas com um pano, tanto frente quanto verso.

Isso já é suficiente, sem ter a necessidade do uso de venenos ou óleos.

Se você conhece a Ficus lyrata, sabe que ela não precisa de muita adubação, a indicação é que se use metade da quantidade indicada na embalagem do adubo. Também é possível fazer a adubação foliar, é só borrifar as folhas com tônico uma vez por mês.

Envasamento da Ficus lyrata

No envasamento é importante prestar atenção na drenagem, o vaso precisa ter alguns furos, para não acumular água e assim, apodrecer as raízes da planta. Na primeira camada deve ter argila expandida, depois uma manta de drenagem e um pouco de substrato.

Depois coloque a planta com o torrão de raízes e cubra com mais substrato e material orgânico.

Toxidade e manchas

Neste momento você conhece a Ficus lyrata quase que por completo, mas ainda precisa saber sobre alguns cuidados com relação a toxidade, e sim, Ficus lyrata é uma planta tóxica.  

Deve ser mantida longe do alcance de crianças e animais, ao fazer a poda é necessário o uso de luvas, porque sua seiva pode queimar com o contato com a pele.

Se você conhece a Ficus lyrata

Você também sabe que ela é ótima para a decoração da sua casa, seja dentro do apartamento onde há uma boa luminosidade ou no ambiente externo, com uma planta super versátil em vários cômodos, seja na sala de estar, de jantar, quarto e até mesmo na cozinha.

Agora que você conhece a Ficus lyrata, sabe que ela deixa o ambiente mais estiloso dando um toque natural e combina com diversos estilos de vasos.