Por mais recente que tenha sido a chegada da Rosa-do-deserto no Brasil, a planta já faz um sucesso enorme. Mas em muitos momentos, nos questionamos sobre Rosa-do-deserto como cuidar?

Primeiro vamos começar como essa planta deve ser plantada e o melhor local para isso. Para isso, vamos contextualizar, apesar de conseguir chegar até quatro metros de altura na natureza, há muita planta comercializada legal da forma anã dela.

Nem sempre sabemos como preservar da forma correta, por isso, neste artigo vamos dar dicas da Rosa-do-deserto como cuidar. Confira.

Rosa-do-deserto como cuidar

Essa planta precisa ficar exposta ao sol por pelo menos 4 horas por dia, se isso não acontecer, não irá florescer. Então, o vaso deve ser preparado com um substrato muito arejado, porque o excesso de água nas raízes é a principal causa da morte desta planta.

Rosa-do-deserto como cuidar do vaso e da planta: com uma boa mistura simples, feita com 50% de areia grossa de jardim, 20% de terra, 20% de casca de pinus triturada e os últimos 10% com esterco.

Há outra mistura que pode ser feita se for plantar suas sementes, tenha um vaso plástico para servir de semeadeira. Preencha com: 70% de areia de jardim, 20% de terra e 10% de carvão moído.

As sementes precisam ser plantadas deitadas e com uma distância de 10 cm entre elas. Ainda acrescente por cima uma camada de substrato peneirado, borrife bastante água, escorra o excesso e cubra o vaso com plástico transparente, sem deixar de manter em local ensolarado.

As sementes demandam  10 dias para germinar, quando as mudas tiverem com 5 ou 6 pares de folhas, é o momento de transferi-las para vasos individuais.


É importante lembrar que a rosa-do-deserto necessita de água, mas é essencial ficar atento na quantidade para preservar as raízes, e não apodrecer e morrer. Confira a seguir duas dicas que separamos, que podem te ajudar a identificar se é a hora de regar a rosa-do-deserto ou não:

  1. Fique de olho no solo, se estiver molhado não há necessidade de borrifar água naquele momento, apenas quando estiver seco.
  2. Aperte, com cuidado, o bulbo. Se estiver ressecado é hora de hidratara-la.

Leia também: 7 tipos de vasos que você precisa conhecer

Parecida com bonsai: Rosa-do-deserto como cuidar

Costuma dar flor com um ou dois anos, mas para ter o caule grosso e sinuoso, será preciso trabalhar na planta periodicamente, como um bonsai mesmo.

Ou seja, é preciso ter replantes, corte de raízes e de brotações superiores, além dos cuidados para os surgimentos de fungos.

A cada dois anos é preciso o desenvase do torrão das raízes, é preciso muito cuidado. Logo em seguida, coloque três dedos de substrato no vaso em que a planta estava e volte o torrão no lugar.

A diferença que ficará no solo que será eliminada com as regas, expondo depois alguns centímetros das raízes.

Cuidado com a seiva

Por ter uma seiva extremamente tóxica, tenha muito cuidado ao transportar a planta, ou até mesmo de podar, e não deixe de usar luva, para evitar acidentes.

  • Ambiente

Rosa-do-deserto como cuidar em diversos ambientes: é idealestar em um ambiente quente e com baixa umidade, é preciso ressaltar que a temperatura não pode ser inferior a 14º, uma dica é colocar próximo à janela.

  • Adubação

Outra dica importante é não colocar fertilizantes diretamente nas raízes ou quando o substrato estiver totalmente seco, porque pode queimar as raízes e fazer com que elas caíam.

  • Rosa-do-deserto

Essa planta é diferente da maioria, não é algo comum, isso a torna ainda mais atraente. E por isso, tem conquistado tanta gente.

 Essas foram as dicas de Rosa-do-deserto como cuidar e conservar a sua planta em casa.