Escolher um vaso pode ser difícil por si só, e essa tarefa se torna ainda mais difícil se a loja de vasos de plantas onde você decidiu comprar o seu não auxilia nessa tarefa ou não tem variedade suficiente para que possa escolher opções para todas as suas plantas.

Por isso, iremos dar dicas para saber como decidir sobre o local ideal e que irão te ajudar sempre:

Escolha da loja de vasos de plantas

O primeiro passo é definir qual será a loja que lhe fornecerá todos os itens necessários para manter sua planta linda e saudável. E a primeira dica é: tenha uma empresa de confiança, pois ela dará suporte em todo o caminho.

Loja física ou online: qual é a melhor opção?

Seja uma loja de vasos de plantas física ou online a que lhe agradar mais, você precisa levar em conta sempre se o lugar possui todos os itens que você deseja para as plantas e flores.

No caso da loja online, é preciso também saber se a empresa entrega no seu endereço, quanto tempo o envio demora e se pode ter devolução caso a compra não tenha sido a decisão correta.

Variedade de vasos

Nem todas as lojas possuem a variedade necessária que você precisa e ter que ir a várias pode acabar saindo mais caro do que a encomenda. Portanto, essa é outra questão que precisa ser avaliada.

Porque, em muitos casos, a planta pode não se adaptar ao vaso adquirido, o que afeta a sua saúde. Por isso, todo o cuidado é pouco no momento de decidir qual é o vaso escolhido para determinada planta, de acordo com o seu tamanho e o quanto a mesma ainda pode crescer.

Encontre o vaso certo para a sua planta

Há vasos feitos de diversos materiais e formatos, por isso é um ponto importante saber reconhecer qual a melhor opção para a sua planta. Separamos alguns para você conferir:

·         Vasos autoirrigáveis

Esses vasos possuem cordões, como uma espécie de raiz artificial, e garantem a umidade da planta por vários dias. Dessa forma, não é necessário regar a planta todos os dias e o risco dela sofrer por falta de água é muito menor.

·         Vasos de cerâmica

Os vasos de cerâmica/barro costumam ser feitos de forma artesanal, ótimos para quem quer uma opção mais diferente e perfeito para compor uma decoração com um estilo mais rústico. Além disso, eles podem ser utilizados para tornar os espaços verdes mais próximos, bem como podem ter um furo para drenagem do excesso de água. 

·         Vaso bacia (polietileno)

Os vasos bacia são resistentes e costumam ter uma proteção contra os raios UV, o que possibilita que ele fique exposto ao sol, chuva e outros fatores. Esses modelos também podem ter um design mais rústico e decorar o ambiente.

·         Vaso de fibra de coco

 Esse vaso é totalmente biodegradável, naturais, atóxicos e sustentável, tem alta durabilidade e é ideal para as mais variadas plantas, como orquídeas. Além disso atua como um fungicida natural e tem uma estrutura porosa que permite a passagem de ar até o substrato, o que ajuda as raízes. Com essas características, ele proporciona que a planta cresça mais forte.

·         Vasos de plástico

Esses são modelos mais clássicos, mas são ideais para diferentes tipos de flores e plantas, compondo o jardim com muita beleza. Além disso, são muito práticos e podem ser incluídos em diferentes ambientes!

·         Vaso de vidro

Os vasos de vidro são mais delicados, mas ideais para decorar ambientes, especialmente os internos. Eles ajudam a tornam o espaço mais aconchegante, com diversos designs atrativos que fazem a diferença no cuidado com as plantas.

Leia também: Loja de jardinagem: 5 motivos para escolher a ABC Garden

Disposição dos funcionários

Complementando a dica acima, é preciso que os funcionários da loja de vasos de plantas, seja de forma online ou fisicamente, ajudem a escolher qual é o melhor vaso, mesmo que para isso tenham que responder inúmeras dúvidas que as pessoas têm.

Dessa forma, contar com uma empresa que proporcione tirar essas dúvidas, até mesmo  no pós-compra, pode ajudar a dar mais vida às plantas.

Ainda que seja preciso fazer arranjos para que o vaso fique suspenso, por exemplo, o funcionário da loja ideal irá dar dicas do ambiente para se fazer isso, como a planta pode se adaptar melhor em determinado tipo de vaso, qual a posição/local ideal para colocá-la etc.

Decoração

O funcionário pode até mesmo te ajudar a escolher um vaso que seja bom para a sua planta e que se encaixe na decoração da sua casa. Isso também é um fator decisivo para escolher a loja de vasos de plantas ideal para si.

Aquela que também tenha vasos que sejam bonitos e que possam se encaixar perfeitamente com a decoração dos ambientes da casa em que a planta irá ficar são perfeitas.

Verifique a reputação da loja

Hoje em dia é possível ter uma recomendação mais do que no boca a boca. As redes sociais são grandes aliadas nesse momento e ajudam a ter certeza que a loja selecionada possui uma boa reputação e recomendações de clientes. É com essas dicas que você pode encontrar a loja de vasos de plantas ideal! Aproveite para conhecer a ABC Garden online aqui.