A rosa-do-deserto é uma planta que faz sucesso por causa da sua beleza e que se adapta facilmente a países tropicais, por isso é a queridinha para se ter no jardim, por isso iremos trazer nesse texto um checklist de como cultivar rosa-do-deserto.

Como cultivar rosa-do-deserto

Apesar do nome, a rosa-do-deserto gosta de água, consegue viver em lugares secos e quentes e fica bem no sol, mas o que elas não suportam é à terra encharcada, por isso, é indicado um substrato com alto poder de drenagem.

Ambiente para a rosa-do-deserto

Por exigir um ambiente ensolarado e se adaptar a ambientes em que a condição de umidade é baixa, a rosa-do-deserto não pode ser exposta a temperaturas abaixo dos 10º. Em relação ao sol, como cultivar rosa-do-deserto? É preciso escolher com calma o lugar, e se não tiver sol, a planta pode ficar torta, o ideal é que ela tome pelo menos seis horas de sol por dia.

Escolha do substrato

O substrato da rosa-do-deserto é bem específico, mas sua composição é fácil. Tem que ser rico em potássio, fósforo e cálcio ou um substrato drenável, como o que se encontra nesse link: https://bit.ly/produtos-rosa-do-deserto

Com a perda constante de nutrientes por causa das regas e chuvas, adubações complementares são necessárias.

O nitrogênio é um nutriente que precisa ser usado com cautela, porque pode causar um crescimento excessivo da planta.

Como deve ser plantada

Uma boa mistura na preparação do vaso é ter 50% de areia grossa de jardim, 20% de terra, 20% de casca de pinus triturada e os últimos 10% de esterco. Lembrando que seja um pote, bacia ou vaso, é preciso ter uma excelente drenagem.

Rega

A rega é muito importante no como cultivar rosa-do-deserto, por isso, escolha uma água neutra, pois a ácida pode causar apodrecimento das raízes, assim como o excesso de líquido, mesmo no verão.

Não há necessidade de regar todos os dias, apenas se a areia ou terra que está por cima estiver seca.

E se ela estiver podre?

Em muitos casos há salvação para a sua rosa-do-deserto, por isso, não há por que se desesperar. É preciso começar por limpar as raízes, deixando-as nuas, com uma colher, elimine toda a parte que estiver lesionada e coloque a planta em um local de sombra. Deixe assim até que cicatrize toda ferida aberta, isso pode demorar, no mínimo, 5 ou 6 dias. No início deixe mais 3 ou 4 dias na sombra e depois gradativamente leve ao sol. Poderá ter perda de folhas nesse momento.

Podas

As podas são importantes para dar forma e cultivar rosa-do-deserto, para isso, é possível usar os mesmos recursos dos bonsaistas, como aramar os galhos e usar fios de barbante como âncoras.

Faça cortes em bisel nos ramos, para evitar acúmulo de água nos ferimentos. Outro item utilizado é o pó de canela, que funciona como um cicatrizante nos cortes e previne o aparecimento de doenças fúngicas.

Leia também: Rosa-do-deserto: Tudo o que você precisa saber

Floração

O florescimento da rosa-do-deserto acontece, geralmente, na primavera, mas também com possibilidades no verão e outono.

As flores são tubulares e simples, e suas cores, variadas, podendo ir do branco ao vinho escuro.

Com esses cuidados, é possível cultivar rosa-do-deserto, e ela estará sempre linda e muito bem cuidada, deixando o seu ambiente ainda mais bonito e agradável.