A Costela-de-Adão é uma tendência, e suas características mostram por si só o motivo de ganhar tanto espaço nas casas brasileiras. Ela é uma planta tropical, originária do México, possui folhas exuberantes e cuidadosamente cortadas pela natureza.

A Costela-de-Adão é mundialmente cultivada como ornamental, de um verde marcante, suas folhas lembram o formato de uma costela humana.

Seu nome científico é Monstera deliciosa, e não é à-toa, além das flores aromáticas que chamam muita atenção, os seus frutos são deliciosos.

E apesar da Costela-de-Adão ser a mais famosa, essa planta possui mais de 60 espécies.

Características da Costela-de-Adão

Suas características são muito peculiares, os caules são grossos, as folhas são largas e perfuradas. Possui um verde escuro vibrante e aromatizador.

A Costela-de-Adão pode atingir até 20 metros de altura, e é por causa da cor de suas folhas que essa planta se encaixa tão bem em ambientes internos, pois se desenvolve bem em lugares sem luz solar direta.

Pode ser considerada uma trepadeira, se for cultivada próxima a muros, pode subir. Mas é preciso ter cuidado com crianças e animais, porque suas folhas são tóxicas ao serem ingeridas.

Outro detalhe importante é sua seiva, é muito comum ver uma gosma escorrer por suas folhas, mas também é tóxica em contato com mucosas.

Leia também: 7 coisas que você não sabia sobre plantas para ambientes internos

Costela-de-Adão na decoração

Por ser rústica e versátil, a Costela-de-Adão pode se encaixar tanto no estilo clássico, como o minimalista e até o mais moderno. É possível fazer pequenos arranjos para quem mora em lugares com espaço limitado.

É só optar por pequenos caules da planta, ou como mencionamos acima, também pode ser usada como trepadeira, em um pé direito alto, ou até mesmo em uma parede vazia.

Ainda há a possibilidade de usá-la como decoração de festas, para deixar o ambiente mais tropical e natural. Pode ser feito um arco de balões ou servir de ornamento para a mesa principal.

Fruto benéfico para a saúde

O fruto da Costela-de-Adão é rico em Vitamina C, o que auxilia na cicatrização de ferimentos, ajuda a manter a saúde do coração, na prevenção de doenças degenerativas, além de possuir papel fundamental na metabolização de outros nutrientes.

Rica também em fósforo, nutriente essencial porque regula o cálcio, necessário para o funcionamento celular, mantém os ossos e dentes fortes.

Auxilia no controle de peso, com baixa quantidade de gorduras e de carboidratos. É fonte, portanto, de proteínas, ajuda no aumente da imunidade, na circulação sanguínea, digestão e metabolismo.

E por último, ajuda no combate a Anemia, porque facilita a absorção de ferro dos alimentos consumidos.

Costela-de-Adão

Agora que conhecemos todos os detalhes sobre a Costela-de-Adão que nos tem conquistado cada vez mais, principalmente porque além de linda, ainda pode ajudar na nossa saúde, inclusive no combate a doenças.

E tem inúmeras formas de ajudar na decoração, não só da casa, como também de festas e outros ambientes, como os de trabalho.

É uma planta que combina com todos os ambientes, é até uma surpresa que só agora seja uma tendência, não é mesmo?