Você pode conhecer ou já ter ouvido falar no bambu da sorte. E uma pergunta importante ao lidar com essa planta é: Como cuidar de um bambu da sorte?

O bambu da sorte é uma planta cheia de significados e com uma beleza única. Para quem quer ter uma área verde dentro de casa, é uma ótima opção.

Por isso, nós vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre como cuidar do bambu da sorte. Desde sua história, seus significados misteriosos e o seu cultivo. Acompanhe.

Bambu da sorte: História e curiosidades

O bambu da sorte é originário da África. Seu nome científico é Dracaena sanderiana, assim, curiosamente, o bambu da sorte não é um bambu. Na verdade, é da família Ruscaceae, parente da pata de elefante e outras dracenas.

Outra curiosidade dessa planta é que, apesar de ser africana, ganhou sua popularidade na cultura oriental, principalmente entre os chineses, com a técnica Feng Shui. Segundo as tradições, o bambu da sorte atrai prosperidade, sucesso, fortuna e energiza os ambientes.

Significados do bambu da sorte

Para o Feng Shui, o significado do bambu da sorte está ligado à quantidade de hastes que a planta possui.

  • 1 haste: sorte para si na vida
  • 2 hastes: desperta a união e atrai sorte no amor
  • 3 hastes: atrai riqueza, longevidade e felicidade
  • 4 hastes: prevenção de doenças
  • 5 hastes: atrai criatividade, riqueza e entusiasmo
  • 6 hastes: atrai prosperidade, harmonia e sorte
  • 7 hastes: atrai saúde para as pessoas do ambiente
  • 8 hastes: simboliza crescimento e fertilidade
  • 9 hastes: atrai grande sorte
  • 10 hastes: simboliza perfeição e completude
  • 21 hastes: atrai grandes bênçãos para a saúde e prosperidade

Ainda de acordo com a cultura, caso seja um presente, essas energias se potencializam quando a planta é amarrada a uma fita vermelha. Um ótimo amuleto para novos começos, como casamento, casa nova e mudança de profissão, por exemplo.

Leia também: Flores para presentear: 7 dicas para fazer a escolha certa

Como cuidar do bambu da sorte

O bambu da sorte é uma planta de cuidados básicos e muito fáceis. Por isso é uma planta perfeita para se ter em casa ou apartamento. Preparamos uma lista simples de como cuidar do bambu da sorte para te ajudar:  

Luminosidade: O ideal é manter o bambu da sorte na sombra, nunca na luz direta. A planta gosta de claridade indireta, isso porque o sol pode fazer com que as folhas queimem e fiquem amareladas.

Rega: o solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. Então intercale regas de 2 a 3 dias. Você pode ainda verificar com o dedo se o solo está seco. Em dias muito quentes, aumente a quantidade de água e em dias muito frios, diminua a rega.

Poda: a poda pode ser feita de acordo com o crescimento ou o aspecto das folhas. É sempre bom tirar as folhas danificadas e secas, para a planta crescer mais saudável. Você pode utilizar uma tesoura ou uma faca, sempre cuidadosamente, para tirar as folhas próximas ao talo.

Seguindo essas dicas de como cuidar do bambu da sorte, ele irá crescer lindo e saudável.

Bambu da sorte na água

O bambu da sorte é muito diversificado, logo pode ser cultivado em terra ou água. A técnica utilizada é chamada de hidrocultura. Como cuidar do bambu da sorte em água?

Para cultivar em água é simples. Você pode colocar a planta em um recipiente alto, com pedras ao fundo e encher com água até a altura do tronco da planta. Ainda é possível cultivar e decorar ao mesmo tempo, como em aquários. Nestes casos, é preciso lavar os recipientes e trocar a água a cada 2 dias.

Como torcer o bambu da sorte

É comum ver o bambu da sorte torcido, como uma mola. Isso porque o efeito na decoração de um ambiente fica ainda mais chamativo, belo e encantador. Mas engana-se quem pensa que esse é um processo natural. Isso mesmo! É possível manipular seus caules para que eles tenham esse efeito.

Você precisa de uma muda nova ou brotos verdes, arame e fita. Pegue o arame, posicione bem próximo e rente ao caule e prenda a muda ou o broto com a fita, de um jeito bem firme. Tome cuidado para não machucar a planta. Deixe a ponta do bambu da sorte solta.

Após esse passo, torça a ponta do arame que ficou acima do caule. Aqui é onde você pode brincar com as formas e ondulações. A ponta que você deixou solta acima do caule irá crescer e acompanhar o formato do arame. É preciso atenção, pois nesse processo você precisará prender com a fita a parte da planta que cresceu junto ao arame.

Por fim, quando o bambu estiver firme o suficiente para se manter no espiral, é a hora de tirar as fitas e o arame. Assim você terá um bambu da sorte torcido e pronto para decorar qualquer ambiente. É preciso ter paciência e cuidado, mas o resultado é incrível.

Gostou de conhecer a história e os significados dessa planta? Agora que você sabe como cuidar do bambu da sorte, é só escolher o melhor local para decorar seu ambiente. Faça o teste dessa técnica e nos conte como foi a experiência.