Quando pensamos em cactos, geralmente lembramos de dois ambientes: deserto mexicano ou o sertão brasileiro, daqueles bem típicos de desenhos animados. Existem diversas curiosidades sobre os cactos muito interessantes e as primeiras delas são: essa planta é conhecida por ser rica em água e conseguir sobreviver em locais extremamente secos. 

Pensando em todas as curiosidades sobre os cactos existentes, nós separamos algumas bem interessantes para vocês.

Principais curiosidades sobre os cactos

A origem do termo cacto surgiu há cerca de 300 anos a.C, pelo grego Teofrasto. Em seu trabalho chamado Historia Plantarum, ele associa o nome cacto a plantas com fortes espinhos. Hoje existem aproximadamente 176 gêneros e 2273 espécies catalogadas. Já no Brasil são encontrados pelo menos 300 tipos.

Já pensou em quantas opções você pode ter para cultivar em casa, para todos os estilos, gostos e ambientes?

Mas além do contexto histórico, separamos outras curiosidades sobre os cactos interessantes:

1. Todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto.

Os cactos são suculentas, pois têm 92% do seu interior constituído por água, o que diferencia são as folhas, que para os cactos são os espinhos.

2. Várias espécies de cactos são comestíveis

Eles são uma boa fonte de proteínas e podem ser usados em várias receitas. No Brasil, já existem vários produtos feitos a partir da planta, como geleias, doces e até cerveja. Mas cuidado, é preciso estar atento e ter o devido conhecimento, pois algumas espécies podem ser venenosas.

3. A menor espécie de cacto é a Blossfeldia liliputiana

Essa espécie possui apenas 0,5 centímetros e é originária dos Andes Bolivianos. Já algumas espécies ultrapassam os 20 metros de altura, como é o caso do Carnegiea gigantea, encontrado no México e nos Estados Unidos.

4. Nas Ilhas Canárias, existe um jardim botânico feito somente de cactos

No total, existem cerca de 7 mil cactos, de diversas espécies. O local é aberto à visitação.

5. Todos os tipos de cactos dão flores

Algumas espécies só florescem depois de alcançarem os 80 anos de idade (elas podem viver por até 200 anos) ou os dois metros de altura. Depois que as flores aparecem pela primeira vez, elas voltam todos os anos, na mesma época. Outra das curiosidades sobre os cactos: eles se reproduzem tanto por sementes quanto por estacas!

6. O uso mais comum dos cactos é como planta ornamental

Contudo, pode ser usado também na agricultura. Os cactos são plantas muito interessantes no que diz respeito as suas características, como a adaptação a ambientes quentes e/ou áridos, além da capacidade de armazenar água.

7. Existe uma lei que proíbe o corte de cactos

No Arizona, EUA, quem ousar cortar um cacto está sujeito a uma pena de prisão que pode ir até aos 25 anos. A lei existe porque a planta nativa está em vias de extinção desde 1976.

8. O cacto possui diversos significados

Uma das curiosidades sobre os cactos é em relação aos seus significados. Há quem diga que são símbolo de força, poder e elegância. De qualquer forma, não dá para negar que eles têm muita exuberância.

Para além das curiosidades sobre os cactos

Agora que você já conheceu algumas das curiosidades sobre os cactos mais interessantes, que tal fazer uma busca e conhecer ainda mais sobre essas plantas que têm espinhos, mas também dão flores e são ótimas para dar aquele charme no seu ambiente?

Em nossa loja online, você também pode encontrar cactos, fertilizantes e outras opções de flores e plantas, confira aqui.