Quem mora em apartamento sabe que às vezes pode ser um pouco difícil cultivar alguns tipos de planta para jardim dentro de casa. O espaço pode ser um limitador, além da rotina corrida do dia a dia. Mas isso não impede de você criar uma linda composição em seu ambiente.

Um estudo realizado pela NASA provou que: verde é capaz de limpar o ambiente de poluentes, aumentar a umidade do ar, melhorar a atenção, a criatividade e o humor. Já pensou em ter um apartamento decorado e ainda que faz bem à saúde?

Por isso, listamos 5 tipos de planta para jardim que você pode ter no seu apartamento, para não ter mais dúvidas dentre as várias opções de espécies.

1. Samambaia Americana

A Samambaia Americana tem folhas mais rígidas, densas, longas e retilíneas. Essa folhagem precisa de cuidados básicos, e é necessário prestar atenção quanto à umidade do solo, por isso a rega é frequente. Não as deixe expostas ao sol direto e forte ou ventanias.

O melhor ambiente para a samambaia são lugares frescos, com ventos fracos, luz natural e grande quantidade de água.

Além de precisar de cuidados básicos, essa é um dos tipos de planta para jardim com presença, deixa qualquer ambiente bonito e traz vida com um verde bem alegre.

2. Zamioculca

A Zamioculca é um tipo de planta para jardim que você pode ter no seu apartamento. Com as folhas de um verde vivo, muito bonito, é fácil de cuidar, muito resistente, se adapta muito bem em diversos ambientes e é perfeita para ficar em corredores ou ornamentar a sua sala de estar, por exemplo.

Essa planta não é uma grande fã de exposição ao sol, por isso deve ser cultivada na sombra. Em relação à quantidade de água para rega, nesse caso menos é mais. É preciso regá-la cerca de uma ou duas vezes na semana, sem deixar o solo encharcado.

3. Tipos de planta para jardim: Espada-de-São-Jorge

Bela por suas rajadas e desenhos, a Sansevieria trifasciata, conhecida como Espada-de-São-Jorge, também é popular por ser considerada uma planta protetora. É uma planta bastante resistente.

Quando saudáveis, podem ficar por até 20 dias sem rega, porém o ideal é regar 1 vez na semana com quantidade de água proporcional ao vaso plantado.

A Espada-de-São-Jorge é um dos tipos de planta para jardim resistentes tanto ao sol em ambientes externos quanto à sombra em ambientes internos, por isso é uma boa opção para apartamentos. É capaz de se destacar na decoração nos mais variados cômodos, trazendo cor, beleza e força ao espaço. 

4. Raphis

A Palmeira Raphis é conhecida como uma planta seca, chama atenção pelos troncos longos e finos e as folhagens verdes e robustas, que trazem volume e textura para o ambiente, destacando-se na decoração, principalmente em locais amplos, pois pode chegar a até 4 metros de altura.

Os cuidados com essa planta são simples. A Palmeira Raphis gosta de ambientes iluminados, porém sem sol direto – esse é um dos motivos que fazem com que ela seja ótima para apartamentos. Em geral a rega deve ser feita a cada 15 dias, mas o ideal é sempre verificar o solo – se estiver seco, faça a rega.

Leia também: 6 dicas de como montar um jardim em um apartamento

5. Cactos e suculentas

Os cactos e as suculentas são plantas ótimas para ambientes internos. Exóticas, bonitas, resistentes e fáceis de cuidar, elas se adaptam em condições extremas. Existem milhares de espécies com diferentes tamanhos, formatos, cores, ótimas opções para quem quer ter várias plantas dentro de seu apartamento.

Uma curiosidade: todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto, a diferença é que os cactos não têm folhas. Apesar de terem cuidados simples, como todas as plantas é preciso estar atento a algumas particularidades:

Tipos de planta para jardim: Suculentas

Rega: As suculentas armazenam muita água em suas folhas. Quando plantadas em vasos para ambientes internos é preciso estar atento ao solo. O ideal é regar sempre que a terra estiver seca ou 1 vez na semana, com quantidade proporcional ao vaso plantado.

Iluminação: As suculentas precisam de luz solar para sobreviver, embora algumas espécies prefiram a luz indireta, é necessário que elas tomem sol de 3 a 4 horas por dia, e o melhor horário é pela manhã.

Cactos

Rega: Por terem estrutura robusta e grande acúmulo de água, os cactos são mais resistentes e precisam de rega em menor frequência, assim o ideal é regar seus cactos a cada 10 dias com quantidade de água proporcional ao vaso.

Iluminação: Assim como as suculentas, os cactos necessitam de sol, para ambientes fechados. Prefira locais que tenham incidência de sol direto. Caso não seja possível, mude seus cactos de lugar para que tomem sol em ao menos um período do dia.

Atenção: Ao manusear os cactos tome cuidado com os espinhos, prefira utilizar luvas ou equipamentos de jardinagem. Cactos e suculentas são resistentes e de uma beleza incomparável, dão charme e beleza ao ambiente.

Dica importante para os tipos de planta para jardim

O segredo de cultivar esses tipos de planta para jardim em apartamento é sempre estar atento às necessidades que elas apresentam. Suas plantas dão indícios de quando estão precisando de água, sol, adubo, poda e outros cuidados. Por isso, é importante dar a elas a atenção e o carinho devido para que tenham uma vida longa junto a sua casa, mantendo o ambiente sempre mais bonito e agradável.

Agora que você já sabe quais os tipos de planta para jardim podem ser cultivadas em apartamentos, é só começar a decorar. Seu apartamento vai ficar incrível!